[PUC-Campinas 2011] Em mamíferos, a melatonina determina o estabelecimento de um ritmo diário de sono-vigília que é circadiano, ou seja, se aproxima do ciclo dia-noite de 24 horas. Plantas também possuem ciclos que regulam certas funções, como a abertura e fechamento dos estômatos.

O gráfico a seguir mostra o número de estômatos abertos em uma certa espécie de planta ao longo de 3 dias.

gráfico da abertura e fechamento dos estômatos

De acordo com o gráfico e seu conhecimento sobre as plantas, é correto afirmar que

  1. as células-guarda formam os estômatos, que atuam na defesa da planta somente durante a noite.
  2. essa planta absorve, através dos estômatos, uma quantidade de CO2 durante a noite significativamente maior que durante o dia.
  3. as folhas contêm os estômatos, que são os responsáveis por executar a fotossíntese enquanto estão fechados.
  4. os estômatos são as estruturas caulinares responsáveis por transportar água durante a noite para as folhas.
  5. os estômatos, que estão localizados nas raízes das plantas, absorvem água somente à noite.


Resposta
essa planta absorve, através dos estômatos, uma quantidade de CO2 durante a noite significativamente maior que durante o dia.

[UFSM 2015] O Reino Vegetal ou Plantae é formado por organismos em geral fotossintetizantes que, possivelmente, originaram-se no ambiente aquático. A perfeita adaptação das plantas ao ambiente terrestre só foi possível graças ao surgimento de diversas novidades evolutivas. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que contém apenas informações corretas.

  1. Os estômatos são aberturas reguláveis que auxiliam no controle da perda d'água na forma de vapor, estando presentes apenas nas angiospermas.
  2. Apenas hepáticas e antóceros possuem um sistema vascular verdadeiro, formado de xilema e floema; esse sistema permite a condução de água, sais minerais e produtos da fotossíntese a maiores distâncias dentro da planta.
  3. A cutícula é uma camada cerosa que auxilia as plantas, reduzindo as perdas d'água por evapotranspiração e protegendo-as da ação danosa dos raios U.V. do sol, e essa estrutura ocorre apenas nas gimnospermas.
  4. A fecundação intermediada pelo transporte do gameta masculino através de um tubo polínico reduz a dependência de água nas plantas, durante a reprodução, e é um fenômeno presente nas angiospermas.
  5. A redução da geração esporofítica (esporófito) e o aumento da geração gametofítica (gametófito) nas angiospermas permitiram seu sucesso reprodutivo no ambiente terrestre.


Resposta
A fecundação intermediada pelo transporte do gameta masculino através de um tubo polínico reduz a dependência de água nas plantas, durante a reprodução, e é um fenômeno presente nas angiospermas.

[Fuvest 2015] No processo de adaptação ao ambiente terrestre, animais e plantas sofreram modificações morfológicas e funcionais. Considere a classificação tradicional das plantas em algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

a) Qual(is) desses grupos de plantas independe(m) da água para a fecundação? Que estrutura permite o encontro dos gametas, em substituição à água?

b) As briófitas, primeiro grupo de plantas preponderantemente terrestre, têm tamanho reduzido. As pteridófitas, surgidas posteriormente, são plantas de grande tamanho, que chegaram a constituir extensas florestas. Que relação existe entre o mecanismo de transporte de água e o tamanho das plantas nesses grupos?



[Mackenzie 2017] Nas plantas, sempre ocorre alternância de gerações, isto é, existe uma fase haploide e outra diploide. Uma delas é originada por gametas e a outra por esporos. A esse respeito, são feitas as seguintes afirmações:

I. Os gametas são formados por meiose e os esporos por mitose.
II. Em todas as criptógamas, a fase predominante é a esporofítica.
III. Em todas as fanerógamas, a fase predominante é a esporofítica.
IV. A fase gametofítica é haploide enquanto que a fase esporofítica é diploide.

Estão corretas, apenas,

  1. I e II.
  2. II e III.
  3. I e III.
  4. II e IV.
  5. III e IV.


Resposta
III e IV.

[Fuvest 2017] O esquema representa um ciclo de vida, com alternância de gerações, típico de plantas.

esquema de alternância de gerações em plantas

a) Complete a tabela da página de respostas, escrevendo o nome dos processos biológicos que correspondem a I, II, III, IV e V.

b) Comparandose os ciclos de vida, desde briófitas até angiospermas, quanto à dominância das gerações gametofítica e esporofítica, que tendência aparece na evolução das plantas terrestres?



1 2 3 11 26 Next › Last »