[Enem 2016] A vegetação apresenta adaptações ao ambiente, como plantas arbóreas e arbustivas com raízes que se expandem horizontalmente, permitindo forte ancoragem no substrato lamacento; raízes que se expandem verticalmente, por causa da baixa oxigenação do substrato; folhas que têm glândulas para eliminar o excesso de sais; folhas que podem apresentar cutícula espessa para reduzir a perda de água por evaporação.

As características descritas referem-se a plantas adaptadas ao bioma:

  1. Cerrado.
  2. Pampas.
  3. Pantanal.
  4. Manguezal.
  5. Mata de Cocais.


Resposta
Manguezal.

[PUC-SP 2015] Suponha que se queira manter animais aquáticos herbívoros em um aquário. Para garantir a sobrevivência desses animais durante certo tempo, seria aconselhável adicionar ao ambiente

  1. plantas aquáticas e algas que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam oxigênio ao meio, caso esse fosse iluminado.
  2. plantas aquáticas e algas que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam oxigênio ao meio, mesmo que esse não fosse iluminado.
  3. fungos e bactérias que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam gás carbônico ao meio, caso esse fosse iluminado.
  4. fungos e bactérias que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam gás carbônico ao meio, mesmo que esse não fosse iluminado.
  5. zooplâncton que, além de servir de alimento para os animais, forneceria oxigênio ao meio, caso esse fosse iluminado.


Resposta
plantas aquáticas e algas que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam oxigênio ao meio, caso esse fosse iluminado.

[IFSP 2016] A cadeia alimentar de um ecossistema aquático está representado abaixo.

Algas microcrustáceos → moluscos → peixes → mergulhões

O nível trófico ocupado por microcrustáceos é:

  1. consumidor primário.
  2. consumidor secundário.
  3. produtores.
  4. decompositores.
  5. consumidor terciário


Resposta
consumidor primário.

[PUC-SP 2015] São conhecidas várias interações biológicas entre espécies diferentes. Considere os três tipos de relações interespecíficas abaixo:

I. Nas raízes de leguminosas encontram-se nódulos onde se instalam bactérias fixadoras de nitrogênio do ar. Após transformações bioquímicas, compostos nitrogenados são utilizados pelas plantas para sintetizar proteínas. Por sua vez, as bactérias utilizam material orgânico produzido pelas plantas.

II. Tênias adultas vivem no intestino de mamíferos, utilizando alimentos já digeridos por enzimas dos hospedeiros.

III. Num dado ambiente, insetos servem de alimento para anfíbios e esses servem de alimento para répteis.

As relações descritas em I, II e III são, respectivamente,

  1. comensalismo, inquilinismo e predação.
  2. comensalismo, predação e parasitismo.
  3. mutualismo, parasitismo e predação.
  4. mutualismo, inquilinismo e predação.
  5. inquilinismo, comensalismo e parasitismo.


Resposta
mutualismo, parasitismo e predação.

[PUC-Rio 2013] Recentemente foi anunciado, nos principais meios de comunicação, que cientistas identificaram 15 novas espécies de aves na Amazônia brasileira, sendo que algumas destas espécies já podem ser consideradas ameaçadas de extinção. Sobre essas espécies, É CORRETO afirmar que:

  1. estão ameaçadas em função do desmatamento de seu nicho ecológico.
  2. estão ameaçadas por serem espécies exóticas invasoras.
  3. são cordados endotérmicos, que vivem em um tipo de bioma que ocupa 7% da superfície da Terra e abriga metade das espécies de plantas e animais terrestres do mundo.
  4. são animais ectotérmicos que correm risco de extinção em função do aquecimento global.
  5. estão ameaçadas pelo desmatamento por viverem em um bioma de solos muito ricos em nutrientes, propícios para a agricultura.


Resposta
são cordados endotérmicos, que vivem em um tipo de bioma que ocupa 7% da superfície da Terra e abriga metade das espécies de plantas e animais terrestres do mundo.
1 2 3 11 67 Next › Last »