[Enem 2017] A Mata Atlântica caracteriza-se por uma grande diversidade de epífitas, como as bromélias. Essas plantas estão adaptadas a esse ecossistema e conseguem captar luz, água e nutrientes mesmo vivendo sobre as árvores.

Disponível em: www.ib.usp.br. Acesso em: 23 fev. 2013 (adaptado).

Essas espécies captam água do(a)

  1. organismo das plantas vizinhas.
  2. solo através de suas longas raízes.
  3. chuva acumulada entre suas folhas.
  4. seiva bruta das plantas hospedeiras.
  5. comunidade que vive em seu interior.


Resposta
chuva acumulada entre suas folhas.

[Unifesp 2014]

Aparecera como um bicho, entocara-se como um bicho, mas criara raízes, estava plantado. Olhou as quipás, os mandacarus e os xiquexiques. Era mais forte que tudo isso, era como as catingueiras e as baraúnas. Ele, sinhá Vitória, os dois filhos e a cachorra Baleia estavam agarrados à terra.
(Graciliano Ramos. Vidas Secas, 1996.)

O trecho menciona algumas árvores da Caatinga (catingueiras e baraúnas), local em que muitas plantas, durante longos períodos de seca, permanecem sem as folhas, que são os principais órgãos fotossintetizantes dos vegetais. No entanto, imediatamente após a primeira chuva, essas árvores rapidamente se cobrem de ramos e folhas verdes.

a) Considerando que tais plantas permaneceram longos períodos sem folhas, de onde provém a energia necessária para a produção rápida de biomassa das folhas novas?

b) É válida a afirmação de que, com relação à pluviosidade, a Caatinga e o Cerrado apresentam os mesmos regimes de seca e de chuva ao longo do ano? Justifique.



[UFSM 2010] Há cerca de 12 mil anos, os primeiros assentamentos humanos marcaram um período de transição comportamental entre o hábito caçador-coletor e o hábito agricultor. Essa transição foi muito importante para o sucesso dos humanos mais tarde.

Sobre os processos ecológicos atuantes nessa relação entre humanos e ambiente, assinale a alternativa correta.

  1. Na mudança de hábito de caçadores para agricultores, os humanos passaram, dentro da cadeia alimentar, de consumidores secundários ou terciários para produtores.
  2. Nessa alteração de hábitos, os humanos não modificaram seu hábitat, que é o conjunto de interações adaptativas da espécie.
  3. Na pirâmide de energia, é menos dispendioso ecologicamente consumir alimentos vegetais do que alimentos animais, pois há menor perda energética com o uso dos primeiros em comparação com o dos últimos.
  4. Os agricultores interferem deliberadamente no ciclo do oxigênio, com o objetivo de obter maior produtividade em suas culturas através do uso de plantas leguminosas.
  5. Desde os primeiros assentamentos humanos e a descoberta do fogo até os tempos atuais, com a revolução industrial, a espécie humana tem pouco contribuído para o aumento da concentração de CO2 na atmosfera.


Resposta
Na pirâmide de energia, é menos dispendioso ecologicamente consumir alimentos vegetais do que alimentos animais, pois há menor perda energética com o uso dos primeiros em comparação com o dos últimos.

[Enem 2011] Os personagen s da figura estão representando uma  situação hipotética de cadeia alimentar.

cadeia alimentar homem das cavernas e tigre dente de sabre

Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de:

  1. produtor e consumidor primário.
  2. consumidor primário e consumidor secundário.
  3. consumidor secundário e consumidor terciário.
  4. consumidor terciário e produtor.
  5. consumidor secundário e consumidor primário.


Resposta
consumidor secundário e consumidor terciário.

 

[UFMG 2008] Analise este gráfico, em que estão representados dados obtidos em um estudo sobre a cadeia alimentar presente em determinada área:

gráfico cadeia alimentar

Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que as curvas I, II e III representam, respectivamente, populações de

  1. capim, gafanhotos e sapos.
  2. capim, sapos e gafanhotos.
  3. sapos, capim e gafanhotos.
  4. sapos, gafanhotos e capim.


Resposta
sapos, gafanhotos e capim.
« Primeiro ‹ Anterior 1 2 10 11 12 13 14 22 71 Próximo › Último »