[Fuvest 2018] No grupo dos fungos, são conhecidas perto de 100 mil espécies. Esse grupo tão diverso inclui espécies que

  1. são sapróbias, fundamentais na ciclagem dos nutrientes, pois sintetizam açúcares a partir do dióxido de carbono do ar.
  2. são parasitas, procariontes heterotróficos que absorvem compostos orgânicos produzidos pelos organismos hospedeiros.
  3. são comestíveis, pertencentes a um grupo de fungos primitivos que não formam corpos de frutificação.
  4. formam, com as raízes de plantas, associações chamadas micorrizas, mutuamente benéficas, pela troca de nutrientes.
  5. realizam respiração, na presença de oxigênio, e fotossíntese, na ausência desse gás, sendo, portanto, anaeróbias facultativas.


Resposta
formam, com as raízes de plantas, associações chamadas micorrizas, mutuamente benéficas, pela troca de nutrientes.

[PUC-Rio 2013] Recentemente foi anunciado, nos principais meios de comunicação, que cientistas identificaram 15 novas espécies de aves na Amazônia brasileira, sendo que algumas destas espécies já podem ser consideradas ameaçadas de extinção. Sobre essas espécies, É CORRETO afirmar que:

  1. estão ameaçadas em função do desmatamento de seu nicho ecológico.
  2. estão ameaçadas por serem espécies exóticas invasoras.
  3. são cordados endotérmicos, que vivem em um tipo de bioma que ocupa 7% da superfície da Terra e abriga metade das espécies de plantas e animais terrestres do mundo.
  4. são animais ectotérmicos que correm risco de extinção em função do aquecimento global.
  5. estão ameaçadas pelo desmatamento por viverem em um bioma de solos muito ricos em nutrientes, propícios para a agricultura.


Resposta
são cordados endotérmicos, que vivem em um tipo de bioma que ocupa 7% da superfície da Terra e abriga metade das espécies de plantas e animais terrestres do mundo.

[PUC-Rio 2011] O ano de 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, e, em outubro, ocorrerá a 10a Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, a COP 10, em Nagoya, no Japão. O objetivo da convenção é preservar a biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes e fomentar a repartição dos benefícios oriundos da utilização dos recursos genéticos. Aponte a alternativa que relata a importância da biodiversidade para a manutenção da homeostase no planeta Terra.

  1. Quanto maior a biodiversidade, maior a manutenção do patrimônio genético das espécies e menor a chance de sua eliminação por fatores de seleção.
  2. Quanto maior a biodiversidade, menor número de nichos ecológicos ocupados e menor a chance de aparecimento de novas espécies.
  3. Quanto menor a biodiversidade, maior a manutenção do patrimônio genético das espécies e menor a chance de aparecimento de novas espécies.
  4. Quanto maior a biodiversidade, menor o tamanho das cadeias alimentares, deixando livres habitas para novas espécies.
  5. Quanto menor a biodiversidade, maior o tamanho das cadeias alimentares e menor a chance de aparecimento de novas espécies invasoras.


Resposta
Quanto maior a biodiversidade, maior a manutenção do patrimônio genético das espécies e menor a chance de sua eliminação por fatores de seleção.

[Unicamp 2013] Na discussão atual sobre a sustentabilidade do planeta, o termo “3R” tem sido usado para se referir a práticas – Reutilizar, Reciclar e Reduzir – que podem ser adotadas para diminuir o consumo de materiais e energia na produção de objetos.

a) Tendo em vista a sustentabilidade do planeta, ordene os verbos “reutilizar”, “reciclar” e “reduzir”, colocando em primeiro lugar a ação que levaria a uma diminuição mais significativa do consumo energético e material e, em último, a ação que levaria a uma diminuição menos significativa.

b) Em um condomínio residencial há quatro grandes recipientes para receber, separadamente, metais, vidros, papéis e plásticos. Seria importante que houvesse outro recipiente, que até poderia ser menor, para receber outro tipo de material. Que material seria esse, sabendo-se que, do ponto de vista ambiental, ele é mais prejudicial que os outros mencionados? Explique por que esse material é muito prejudicial ao ambiente, quando aí descartado.



[Enem 2012] Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem. Um exemplo de reciclagem é a utilização de

  1. garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.
  2. latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.
  3. sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.
  4. embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.
  5. garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.


Resposta
latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.
« Primeiro ‹ Anterior 1 2 3 4 12 69 Próximo › Último »