[PUC-Rio 2011] “O mundo chegará a 7 bilhões de pessoas neste ano. Nossa espécie já ocupa tanto espaço, com plantações, cidades, estradas, poluição e lixo, que, para os cientistas, entramos em um novo período geológico: o Antropoceno”. Revista Época, junho de 2011.

a) Discorra sobre o crescimento das populações naturais e os fatores que se opõem ao crescimento (utilize gráficos se necessário).

b) Qual o tipo de crescimento populacional observado para a espécie humana? Explique.



[Fuvest 2019] O processo de acidificação dos oceanos, decorrente das mudanças climáticas globais, afeta diretamente as colônias de corais, influenciando na formação de recifes. Assinale a alternativa que completa corretamente a explicação para esse fenômeno.

O dióxido de carbono dissolvido no oceano

  1. gera menor quantidade de íons de hidrogênio, o que diminui o pH da água, liberando maior quantidade de íons cálcio, que, por sua vez, se ligam aos carbonatos, aumentando o tamanho dos recifes.
  2. é absorvido pelo fitoplâncton, entrando no processo fotossintético, e o oxigênio liberado permanece na água do mar, oxidando e matando os recifes de coral.
  3. leva à formação de ácido carbônico, que, dissociado, gera, ao final, íons de hidrogênio e de carbonato, que se ligam, impedindo a formação do carbonato de cálcio que compõe os recifes de coral.
  4. é absorvido pelo fitoplâncton, entrando no processo fotossintético, e o oxigênio liberado torna a água do mar mais oxigenada, aumentando a atividade dos corais e o tamanho de seus recifes.
  5. reage com a água, produzindo ácido carbônico, que permanece no oceano e corrói os recifes de coral, que são formados por carbonato de cálcio.


Resposta
reage com a água, produzindo ácido carbônico, que permanece no oceano e corrói os recifes de coral, que são formados por carbonato de cálcio.

[Enem 2013] Sabe-se que o aumento da concentração de gases como CO2, CH4 e N2O na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o sequestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica do solo.

ROSA, A. H.; COELHO, J. C. R. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo, n. 5, nov. 2003 (adaptado).

De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito estufa?

  1. Evitando a rotação de culturas.
  2. Liberando o CO2 presente no solo.
  3. Aumentando a quantidade de matéria orgânica do solo.
  4. Queimando a matéria orgânica que se deposita no solo.
  5. Atenuando a concentração de resíduos vegetais do solo.


Resposta
Aumentando a quantidade de matéria orgânica do solo.

planto diretor do município de são paulo[Fuvest 2015] O novo Plano Diretor Estratégico para o município de São Paulo, aprovado em 2014, estabelece que o extremo sul do município, destacado no mapa ao lado, deve ser considerado zona rural. No Brasil, áreas rurais têm sido utilizadas tanto para a agricultura convencional quanto para a agricultura orgânica, as quais diferem nos aspectos apresentados no quadro abaixo.

agricultura orgânica x convencional

a) Considerando as características apresentadas no quadro, qual dos tipos de agricultura, a convencional ou a orgânica, é mais adequado à zona rural do extremo sul do município de São Paulo? Justifique.

b) Os vegetais utilizam o elemento nitrogênio, presente no adubo, na produção de alguns compostos importantes para sua sobrevivência. Cite uma classe de macromoléculas sintetizadas pelos vegetais e que contêm nitrogênio em sua estrutura.



[UFMG 2007] Nesta figura, os canudos simbolizam fontes de retirada de água do Planeta:

água do planeta terra

1. Considere esta afirmativa:

“A água da Terra está acabando.”

A) APRESENTE um argumento a favor dessa afirmativa.

B) APRESENTE um argumento contra essa afirmativa.

2. Em um dos processos metabólicos de obtenção de energia conhecidos, os seres vivos devolvem água ao ambiente.

EXPLIQUE como ocorre esse processo.



« Primeiro ‹ Anterior 1 2 3 4 5 13 71 Próximo › Último »