[UNESP 2009] Pesquisas recentes indicam que alguns dos efeitos mais visíveis do desaparecimento da floresta amazônica seriam as alterações no regime de chuvas, com impactos na produção agrícola e na matriz energética do país. Justifique por que haveria alterações no regime de chuvas e qual a relação destas com o sistema energético do país.



[UNESP 2009] Observe a figura.

Floresta amazônica - pulmão do mundo

A figura sugere que as árvores, e por implicação a floresta amazônica, representam o pulmão do mundo e seriam responsáveis pela maior parte do oxigênio que respiramos. No que se refere à troca de gases com a atmosfera, podemos dizer que as árvores têm função análoga à do pulmão dos vertebrados e são produtoras da maior parte do oxigênio que respiramos? Justifique sua resposta.



[UEM 2016] Com relação à vida nos ambientes aquáticos, é correto afirmar que

01) o zooplâncton e o fitoplâncton representam os organismos produtores nas cadeias alimentares destes ambientes.
02) o fitoplâncton é representado por organismos que se deslocam ativamente na água.
04) os produtores aquáticos geralmente possuem uma biomassa menor que a dos consumidores, considerando a taxa de renovação da matéria orgânica.
08) no ambiente marinho, a zona fótica (nerítica), situada sobre a plataforma continental, numa profundidade de até 200 m, é a mais importante economicamente.
16) as correntes marinhas resultam da ação combinada dos ventos, da rotação da Terra e de diferenças de densidade da água em função da temperatura e da salinidade, e contribuem para a dispersão dos organismos marinhos.



Resposta
08 + 16 = 24

[Fuvest 2012] Há anos, a Amazônia brasileira tem sofrido danos ambientais, provocados por atividades como queimadas e implantação de áreas de pecuária para o gado bovino. Considere os possíveis danos ambientais resultantes dessas atividades:

I. Aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) atmosférico, como consequência da queima da vegetação.
II. Aumento do processo de laterização, devido à perda de ferro (Fe) e alumínio (Al) no horizonte A do solo.
III. Aumento da concentração de metano (CH4) atmosférico, liberado pela digestão animal.
IV. Diminuição da fertilidade dos solos pela liberação de cátions Na+, K+, Ca2+ e Mg2+, anteriormente absorvidos pelas raízes das plantas.

Está correto o que se afirma em

  1. I e III, apenas.
  2. I, II e III, apenas.
  3. II e IV, apenas.
  4. III e IV, apenas.
  5. I, II, III e IV.


Resposta
I e III, apenas.

[UFMG 2008] Analise estas figuras:

aparelho bucal de pulgões

1. O aparelho bucal do inseto representado em I pode atingir o tecido X ou o tecido Y da planta hospedeira, ambos indicados no esquema II.
Considerando as informações fornecidas por essas figuras, RESPONDA:

Pela análise do líquido que se vê extravasando do abdômen desse inseto, é possível determinar qual dos dois tecidos da planta – X ou Y – o aparelho bucal desse inseto está atingindo?
☐SIM ☐NÃO

JUSTIFIQUE sua resposta.

2. O ataque de uma grande população do inseto representado no item 1 desta questão pode causar danos irreversíveis à produtividade de uma plantação. A fim de evitarem esses danos, os agricultores costumam utilizar inseticidas no solo. Analise esta tabela, em que está indicado, em relação ao tempo, o efeito de uma aplicação de inseticida  sobre a mortalidade de insetos em determinada plantação:

inseticida e mortalidade de insetos

A partir dessa análise, EXPLIQUE por que, ao longo do tempo, a taxa de mortalidade aumentou.



« Primeiro ‹ Anterior 1 3 4 5 6 7 15 71 Próximo › Último »