[UFSC 2011] O esquema abaixo mostra de maneira simplificada o ciclo do nitrogênio na natureza. As letras A, B, C, D e E indicam processos metabólicos que ocorrem neste ciclo.

ciclo do nitrogênio

Sobre este ciclo, é CORRETO afirmar que:

01) o processo mostrado em A é realizado somente por bactérias simbiontes que vivem no interior das raízes de leguminosas.

02) as mesmas bactérias que realizam o processo A, realizam os processos D e E.

04) o esquema mostra que produtos nitrogenados originados de animais ou vegetais podem ser reaproveitados no ciclo.

08) o processo mostrado em D constitui uma etapa fundamental no ciclo, chamada de fixação do nitrogênio.

16) as plantas podem se utilizar diretamente da amônia e não dependem do processo que ocorre em C para obter os produtos nitrogenados.

32) o processo mostrado em E indica que os animais excretam a amônia.

64) o nitrogênio é importante para os seres vivos, pois entra na composição molecular dos aminoácidos e dos ácidos nucleicos.



Resposta
04 + 64 = 68

[UEL 2011] A Produtividade Primária Bruta (PPB) é o total de matéria orgânica produzida pelos organismos fotossintéticos de um ecossistema, como, por exemplo, um grande lago. Parte dessa matéria orgânica produzida é gasta na respiração celular (R), e apenas a quantidade de energia que sobra fica armazenada na biomassa, constituindo a Produtividade Primária Líquida (PPL). Assim, temos que: PPL = PPB – R. Inicialmente, mediu-se a quantidade de O2 dissolvido existente em uma garrafa transparente e outra escura, ambas contendo água de um lago, fechadas e mantidas em ambiente iluminado. Após um período, mediu-se novamente o volume de O2 dissolvido na água das duas garrafas.

Considerando que a quantidade de biomassa (g/cm3) de fitoplâncton é a mesma em ambas as amostras, assinale a alternativa que explica por que é necessário realizar este teste com os dois tipos de garrafas para calcular a PPB do lago.

  1. A diminuição da quantidade de O2 dissolvido na garrafa escura indica quanto O2 é consumido na respiração na garrafa clara, portanto a PPB é o valor de O2 obtido na garrafa escura somado ao valor encontrado na garrafa clara.
  2. O aumento da quantidade de O2 dissolvido na garrafa clara indica quanto O2 é liberado da fotossíntese e é consumido na respiração na garrafa escura, portanto a PPB é o valor de O2 obtido na garrafa clara subtraído do valor encontrado na garrafa escura.
  3. A diminuição da quantidade de O2 dissolvido na garrafa escura indica quanto O2 é liberado da fotossíntese na garrafa clara, portanto a PPB é o valor de O2 obtido na garrafa escura subtraído do valor encontrado na garrafa clara.
  4. O aumento da quantidade de O2 dissolvido na garrafa escura indica quanto O2 é consumido na fotossíntese na garrafa clara, portanto a PPB é o valor do O2 obtido na garrafa clara somado ao valor encontrado na garrafa escura.
  5. A diminuição da quantidade de O2 dissolvido na garrafa clara indica quanto O2 é consumido na respiração na garrafa escura, portanto a PPB é o valor de O2 obtido na garrafa escura subtraído ao valor encontrado na garrafa clara.


Resposta
A diminuição da quantidade de O2 dissolvido na garrafa escura indica quanto O2 é consumido na respiração na garrafa clara, portanto a PPB é o valor de O2 obtido na garrafa escura somado ao valor encontrado na garrafa clara.

[PUC-Rio 2014] As florestas tropicais estão entre os ecossistemas terrestres com maior produtividade primária líquida, o que ocorre em função de maior:

I – intensidade de luz, de temperatura e de chuvas
II – proximidade com o equador
III – área de distribuição na Terra
IV – riqueza do solo

É correto o que se afirma em

  1. I e II, apenas.
  2. II, III e IV, apenas.
  3. I, II e IV, apenas.
  4. I, II, III e IV
  5. I, apenas.


Resposta
I e II, apenas.

[UFMG 2009] Chamam-se “produtos orgânicos” aqueles que são produzidos sem adição de agrotóxicos.

Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que um dos benefícios da produção
orgânica consiste na

  1. ampliação da biodiversidade dos ecossistemas naturais.
  2. manutenção das condições físico-químicas do solo e da água.
  3. oferta de alimentos mais saudáveis, com boa qualidade nutricional.
  4. preservação da dinâmica ecológica das populações naturais.


Resposta
ampliação da biodiversidade dos ecossistemas naturais.

[UFPR 2012] Desde o começo da vida, os sistemas biológicos passaram por grandes mudanças evolutivas, representadas por grandes saltos em complexidade. Esses eventos foram fundamentais na configuração e diversificação da vida na Terra e resultaram em uma organização hierárquica da vida, conhecida como níveis de organização biológica (célula, tecido, órgão, sistema, indivíduo, população, comunidade, ecossistema, biosfera). Esses níveis são vinculados entre si e, cada vez que um evolui de outro (saltos), o nível resultante é mais complexo que o anterior. Por exemplo, a origem da vida e da célula está diretamente associada à organização de moléculas em células; células se agrupam e formam tecidos; tecidos formam órgãos, que formam sistemas e assim por diante. Cada um desses saltos em complexidade (ou mudança de nível biológico) resulta no aparecimento de propriedades que não estavam presentes no nível pré-existente. São as chamadas propriedades emergentes.

Com isso em mente e conhecendo as propriedades dos níveis associados à ecologia, as propriedades emergentes associadas a indivíduo, população, comunidade e ecossistema, são, respectivamente:

  1. proporção de sexos, fluxo de energia, idade e diversidade.
  2. peso, natalidade, riqueza de espécies e ciclo de nutrientes.
  3. mortalidade, altura, estrutura trófica e ciclo de nutrientes.
  4. idade, ciclo de nutrientes, natalidade e estrutura trófica.
  5. estrutura etária, proporção sexual, ciclo de nutrientes e riqueza de espécies.


Resposta
peso, natalidade, riqueza de espécies e ciclo de nutrientes.
« Primeiro ‹ Anterior 1 46 54 55 56 57 58 66 71 Próximo › Último »