[Enem 2009] Uma pesquisadora deseja reflorestar uma área de mata ciliar quase que totalmente desmatada. Essa formação vegetal é um tipo de floresta muito comum nas margens de rios dos cerrados no Brasil central e, em seu clímax, possui vegetação arbórea perene e apresenta dossel fechado, com pouca incidência luminosa no solo e nas plântulas. Sabe-se que a incidência de luz, a disponibilidade de nutrientes e a umidade do solo são os principais fatores do meio ambiente físico que influenciam no desenvolvimento da planta. Para testar unicamente os efeitos da variação de luz, a pesquisadora analisou, em casas de vegetação com condições controladas, o desenvolvimento de plantas de 10 espécies nativas da região desmatada sob quatro condições de luminosidade: uma sob sol pleno e as demais em diferentes níveis de sombreamento. Para cada tratamento experimental, a pesquisadora relatou se o desenvolvimento da planta foi bom, razoável ou ruim, de acordo com critérios específicos. Os resultados obtidos foram os seguintes:

 reflorestamento - condições de luminosidade

Para o reflorestamento da região desmatada,

  1. a espécie 8 é mais indicada que a 1, uma vez que aquela possui melhor adaptação a regiões com maior incidência de luz.
  2. recomenda-se a utilização de espécies pioneiras, isto é, aquelas que suportam alta incidência de luz, como as espécies 2, 3 e 5.
  3. sugere-se o uso de espécies exóticas, pois somente essas podem suportar a alta incidência luminosa característica de regiões desmatadas.
  4. espécies de comunidade clímax, como as 4 e 7, são as mais indicadas, uma vez que possuem boa capacidade de aclimatação a diferentes ambientes.
  5. é recomendado o uso de espécies com melhor desenvolvimento à sombra, como as plantas das espécies 4, 6, 7, 9 e 10, pois essa floresta, mesmo no estágio de degradação referido, possui dossel fechado, o que impede a entrada de luz.


Resposta
recomenda-se a utilização de espécies pioneiras, isto é, aquelas que suportam alta incidência de luz, como as espécies 2, 3 e 5.

[UNESP 2009] A revista Veja, em um número especial sobre a Amazônia, publicou em 2008 matéria de onde foi extraído o seguinte trecho:

Uma boa medida para diminuir a pressão sobre as matas seria mudar a lei e permitir que sejam plantadas espécies exóticas, como o eucalipto, nas propriedades que desmataram além do limite de 20%. “Reflorestar com árvores exóticas dá retorno econômico e é tecnicamente viável,” diz Francisco Graziano, secretário do Meio Ambiente de São Paulo. 

Além dos aspectos econômicos e técnicos tratados no texto, cite uma vantagem e uma desvantagem, do ponto de vista ecológico, de se recuperar áreas desmatadas da região amazônica com espécies vegetais exóticas.



[Enem 2014] Uma região de Cerrado possui lençol freático profundo, estação seca bem marcada, grande insolação e recorrência de incêndios naturais. Cinco espécies de árvores nativas, com as características apresentadas no quadro, foram avaliadas quanto ao seu potencial para uso em projetos de reflorestamento nessa região.

árvores nativas para reflorestamento em área de cerrado

Qual é a árvore adequada para o reflorestamento dessa região?

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5


Resposta
2

[UEM 2014] Baseado nos conceitos de interações biológicas na comunidade e nas relações entre os seres vivos, assinale o que for correto.

01) A competição intraespecífica permite que os portadores de variações mais adaptadas tenham maiores chances de sobreviver e de transmitir suas características favoráveis aos seus descendentes.
02) Duas espécies de plantas não são capazes de estabelecer uma relação ecológica, uma vez que plantas não se deslocam, portanto não interagem.
04) A predação é um fator de manutenção do equilíbrio ecológico, pois regula o tamanho da população de presas e de predadores.
08) A relação ecológica conhecida como parasitismo é muito utilizada no controle biológico, uma vez que muitos parasitos são específicos para determinados hospedeiros.
16) A competição interespecífica não exerce controle sobre o tamanho das populações que interagem, uma vez que ocupam o mesmo habitat, mas nicho ecológico diferente.



Resposta
01 + 04 + 08 = 13

[PUC-Rio 2012] Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos com o ambiente e entre si. Sobre a ecologia, está incorreto afirmar que:

  1. nicho ecológico é sinônimo de habitat.
  2. os níveis tróficos representam as relações energéticas entre os organismos de uma comunidade.
  3. sucessão ecológica é a mudança da(s) comunidade(s) ao longo do tempo.
  4. população é um conjunto de indivíduos da mesma espécie num determinado local.
  5. comunidade são populações de diferentes espécies que vivem num determinado local.


Resposta
nicho ecológico é sinônimo de habitat.
« Primeiro ‹ Anterior 1 49 57 58 59 60 61 69 71 Próximo › Último »