[Unicamp 2017] Em 2016 verificamos as consequências do derrame de grande volume de rejeitos de uma mineradora, que se espalhou pelo mar a partir da foz do rio Doce. Os resíduos formaram uma mancha móvel que alterou o equilíbrio do rio, do mar e impactou a economia local dependente da pesca.

a) Qual foi a consequência do avanço da lama na biodiversidade do ambiente marinho? Justifique.

b) Cite dois fatores decisivos para a recuperação da ictiofauna do rio Doce.



[IFSP 2013]

Em junho de 2012, no Rio de Janeiro, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Durante o evento, mais de 45 mil pessoas, incluindo representantes de 188 países, se reuniram para discutir estratégias e atitudes que têm como objetivo proteger o futuro do planeta. Uma das principais conclusões apresentadas no “Relatório Rio+20: o modelo brasileiro”, documento oficial produzido no fim da conferência, é de que “a mudança dos padrões de produção e consumo será determinante para se alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável nas próximas décadas”.

Um exemplo de mudança nos padrões de produção e consumo que contribuirá para o desenvolvimento sustentável é

  1. a redução do uso de fontes alternativas de energia, como usinas eólicas, coletores solares e queima de biogás, pois estas são ineficazes na produção de energia elétrica.
  2. a redução da produção de resíduos sólidos e químicos nas indústrias e residências, os quais deverão ser produzidos na menor quantidade possível, além de receber tratamento adequado.
  3. o aumento da emissão de poluentes atmosféricos emitidos pelas indústrias e meios de transporte, uma consequência do aumento da produção industrial e do crescimento da frota de veículos.
  4. o aumento do consumo de água tanto nas residências quanto na produção agropecuária e industrial, pois se trata de um recurso natural renovável.
  5. o aumento do consumo impulsivo de produtos, especialmente os importados, pois o acúmulo de bens desnecessários contribui para melhorar a economia de outros países.


Resposta
a redução da produção de resíduos sólidos e químicos nas indústrias e residências, os quais deverão ser produzidos na menor quantidade possível, além de receber tratamento adequado.

[Enem 2010] De 15% a 20% da área de um canavial precisa ser renovada anualmente. Entre o período de corte e o de plantação de novas canas, os produtores estão optando por plantar leguminosas, pois elas fixam nitrogênio no solo, um adubo natural para a cana. Essa opção de rotação é agronomicamente favorável, de forma que municípios canavieiros são hoje grandes produtores de soja, amendoim e feijão.
As encruzilhadas da fome. Planeta. São Paulo, ano 36, n.° 430, jul. 2008 (adaptado).

A rotação de culturas citada no texto pode beneficiar economicamente os produtores de cana porque

  1. a decomposição da cobertura morta dessas culturas resulta em economia na aquisição de adubos industrializados.
  2. o plantio de cana-de-açúcar propicia um solo mais adequado para o cultivo posterior da soja, do amendoim e do feijão.
  3. as leguminosas absorvem do solo elementos químicos diferentes dos absorvidos pela cana, restabelecendo o equilíbrio do solo.
  4. a queima dos restos vegetais do cultivo da cana-de-açúcar transfoma-se em cinzas, sendo reincorporadas ao solo, o que gera economia na aquisição de adubo.
  5. a soja, o amendoim e o feijão, além de possibilitarem a incorporação ao solo de determinadas moléculas disponíveis na atmosfera, são grãos comercializados no mercado produtivo.


Resposta
a soja, o amendoim e o feijão, além de possibilitarem a incorporação ao solo de determinadas moléculas disponíveis na atmosfera, são grãos comercializados no mercado produtivo.

[IFSP 2015]

Brasil terá primeiro santuário de elefantes da América Latina – O Brasil vai abrigar, até o ano que vem, o primeiro santuário de elefantes da América Latina. O projeto está sendo tocado pela ONG Santuário de Elefantes Brasil (SEB), que adquiriu, neste mês, uma propriedade de 1.100 hectares (ou 1540 campos de futebol) na Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, a cerca de 40km do parque nacional.

Folha de São Paulo, 28/06/2015.

Tanto os elefantes africanos, quanto os asiáticos, vivem em manadas, ocupando florestas e savanas. A escolha do local, em Mato Grosso, deveu-se às condições climáticas e de vegetação, similares às savanas africanas. É correto afirmar que a Chapada dos Guimarães está inserida no bioma brasileiro conhecido como

  1. floresta amazônica.
  2. caatinga.
  3. cerrado.
  4. mata atlântica.
  5. campos de pampas.


Resposta
cerrado.

[Unicamp 2014] A foto abaixo mostra o “sapo de chifre” em meio a folhas no chão da Mata Atlântica.

sapo de chifre camuflagem

a) Que nome se dá a esse tipo de adaptação ao substrato de repouso? Cite uma vantagem dessa adaptação.

b) Diferentemente do “sapo de chifre”, alguns anfíbios venenosos apresentam coloração chamativa e contrastante com o ambiente. O aspecto chamativo da coloração pode beneficiar um predador de anfíbios? Explique.

« Primeiro ‹ Anterior 1 51 59 60 61 62 63 71 Próximo › Último »