[UFMG 2007] Observe esta figura, em que estão representados alguns seres vivos presentes no solo de uma mata, com a medida dos respectivos tamanhos:

tamanhos dos seres vivos

Considerando-se os seres vivos representados nessa figura e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que

  1. os animais que apresentam tamanho maior favorecem a permeabilidade dos solos férteis.
  2. os fungos e as bactérias são responsáveis pela degradação da matéria orgânica no solo.
  3. os organismos menores se caracterizam por alto metabolismo e eficiência na reciclagem de materiais.
  4. os protozoários representados constituem o primeiro nível da pirâmide alimentar.


Resposta
os protozoários representados constituem o primeiro nível da pirâmide alimentar.

[Fuvest 2018]  O tapiti é um coelho nativo do Brasil, habitante típico de campos, cerrado ou, mesmo, bordas das matas. Tem hábitos noturnos e, durante o dia, fica escondido em meio à vegetação ou em tocas. Alimenta-se de vegetais, especialmente brotos e raízes. A quantidade desses animais está cada vez menor pela presença da lebre europeia, que foi introduzida no Brasil. A lebre europeia também se alimenta de vegetais, e tanto o tapiti como a lebre são caças apreciadas por jaguatiricas e onças.

a) Represente esquematicamente a teia alimentar mencionada no texto.

b) Cite duas interações interespecíficas apontadas no texto e justifique sua resposta.



[UFMG 2008] Analise estas curvas resultantes da análise dos dados obtidos em um experimento desenvolvido para se avaliar a taxa de sobrevivência dos indivíduos de três diferentes populações:

taxa de sobrevivência de populações

1. A partir dessa análise, suponha de que modo esse experimento foi planejado, bem como os tipos de dados que, obtidos ao longo das observações, possibilitaram a construção dessas curvas de sobrevivência.

Considerando essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, INDIQUE

A) as características iniciais das populações estudadas.

B) os tipos de dados coletados ao longo do experimento.

2. Considerando as informações fornecidas pela curva I, JUSTIFIQUE a adequada qualidade de vida da população nela representada.

3. Suponha que a curva III representa uma população vetora de determinada doença. Com base nessa suposição, CITE a fase da vida dessa população que deve ser controlada para se evitar a disseminação da doença.

JUSTIFIQUE sua resposta.

Fase da vida:

Justificativa:

 

 



[IFSP 2011] Analise a teia alimentar a seguir.

teia alimentar capivara jacaré veado onça dourado piranha

Com relação aos níveis tróficos e ao fluxo de energia na teia, assinale a alternativa correta.

  1. Os consumidores terciários, jacaré, onça pintada e piranha, recebem a maior quantidade de energia que foi acumulada na teia.
  2. Os organismos produtores são autótrofos e transformam energia luminosa em energia química, que diminui a cada nível trófico.
  3. Os organismos heterótrofos sintetizam seu próprio alimento e disponibilizam toda energia produzida para os consumidores primários.
  4. Os peixes, dourado e piranha, ocupam o segundo nível trófico da teia e utilizam a energia disponibilizada pelos organismos produtores.
  5. Os consumidores secundários, como capivara e veado campeiro, são herbívoros e tem sua energia reaproveitada pelos consumidores terciários.


Resposta
Os organismos produtores são autótrofos e transformam energia luminosa em energia química, que diminui a cada nível trófico.

[PUC-Campinas 2015] Um lavrador observou os seguintes organismos em sua lavoura: plantas, sapos, corujas, gaviões e cobras. Para que esses organismos possam participar da mesma teia alimentar é necessário que também ocorram

  1. produtores.
  2. consumidores primários.
  3. consumidores secundários.
  4. consumidores terciários.
  5. consumidores quaternários.


Resposta
consumidores primários.
« Primeiro ‹ Anterior 1 55 63 64 65 66 67 71 Próximo › Último »