[PUC-Rio 2014]

tipos de crescimento populacional

A partir da observação do gráfico acima, que mostra diferentes tipos de crescimento populacional, é correto afirmar que as letras a, b e c representam, respectivamente:

  1. uma curva de crescimento real, uma curva de crescimento exponencial e a resistência ambiental.
  2. uma curva de crescimento real, uma curva de potencial biótico e a resistência ambiental.
  3. uma curva de potencial biótico, uma curva de crescimento real e a resistência ambiental.
  4. uma curva de potencial biótico, uma curva de crescimento exponencial e a resistência ambiental.
  5. uma curva de potencial biótico, uma curva de crescimento real e a capacidade de suporte do ambiente.


Resposta
uma curva de potencial biótico, uma curva de crescimento real e a capacidade de suporte do ambiente.

[UEM 2011] Sobre os diferentes tipos de lixos, assinale o que for correto.

01) Os resíduos radioativos produzidos pelas usinas nucleares, como ácido sulfúrico, ácido fluorídrico, ácido nítrico, ácido clorídrico, entre outros, são colocados em caixas lacradas que são enterradas ou jogadas no mar. Essas caixas são extremamente protegidas, não havendo riscos de desastres nem por corrosão e, muito menos, se elas forem, acidentalmente, desenterradas.
02) O lixo domiciliar é composto de resíduos orgânicos (papel, latas, vidros, plásticos, entre outros) e inorgânicos (resto de alimentos, cascas de frutas, verduras, entre outros). Uma prática muito comum atualmente é a reciclagem dos resíduos orgânicos a partir da coleta seletiva. Essa prática faz com que o Brasil consiga reciclar por volta de 50% de todo esse lixo.
04) Alguns tipos de detritos merecem atenção especial antes de serem jogados no lixo, pois podem prejudicar o meio ambiente e o homem. Entre eles, podem-se citar lâmpadas elétricas (mercúrio), pilhas e tintas (metais pesados), além de outros. Para solucionar o problema de descarte de pilhas e de baterias, por exemplo, muitas empresas fabricantes têm realizado a coleta desses produtos.
08) O lixo hospitalar é formado por rejeitos radioativos, resíduos potencialmente infectantes, resíduos químicos, resíduos perfurocortantes, entre outros. No Brasil, existem regras para o seu descarte, com os objetivos de evitar danos ao meio ambiente e de prevenir acidentes aos profissionais que trabalhem diretamente nos processos de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação desse tipo de lixo.
16) O lixo industrial, formado por resíduos de atividades industriais, é responsável por vários impactos ambientais, principalmente em recursos hídricos. Dentre os produtos considerados como lixo industrial, destaca-se o dióxido de enxofre, que é um dos principais responsáveis pelo fenômeno da chuva ácida.



Resposta
04 + 08 + 16 = 28

[Mackenzie 2013] Um ecossistema pode ser representado sob a forma de pirâmides ecológicas de três tipos: de número, de biomassa e de energia. A esse respeito, são feitas as seguintes afirmações:

I. Em todas elas, os produtores ocupam a sua base.
II. Em um ecossistema equilibrado, a pirâmide de energia sempre apresenta a base maior do que o topo.
III. A pirâmide de número nunca se apresenta na forma invertida.
IV. Os decompositores não são mostrados na pirâmide, pois não representam parcela importante no ecossistema

Assinale se estão corretas, apenas,

  1. I e II.
  2. I e III.
  3. I e IV.
  4. II e III.
  5. II e IV.


Resposta
I e II.

[Enem 2016]

Recentemente um estudo feito em campos de trigo mostrou que níveis elevados de dióxido de carbono na atmosfera prejudicam a absorção de nitrato pelas plantas. Consequentemente, a qualidade nutricional desses alimentos pode diminuir à medida que os níveis de dióxido de carbono na atmosfera atingirem as estimativas para as próximas décadas.

BLOOM, A. J. et al. Nitrate assimilation is inhibited by elevated CO2 in fiedl-grown wheat. Nature Climate Change, n. 4, abr. 2014 (adaptado).

Nesse contexto, a qualidade nutricional do grão de trigo será modificada primariamente pela redução de

  1. amido.
  2. frutose.
  3. lipídeos.
  4. celulose.
  5. proteínas.


Resposta
proteínas.

[UEM 2015] Em 15/11/2015, a Folha de São Paulo publicou a seguinte manchete: “Tragédia em Minas Gerais deve secar rios e criar ‘desertos de lama’”. A notícia refere-se ao fato de que toneladas de lama (cerca de sessenta bilhões de litros de rejeitos de mineração) vazaram com o rompimento de duas barragens da empresa mineradora Samarco. Mais de 500 km da bacia do Rio Doce ficaram encobertos pelo “tsunami marrom”.

Sobre os aspectos ecológicos que envolvem este acidente é correto afirmar que

01) os metais pesados, como o mercúrio, presentes nos rejeitos derramados, são prejudiciais ao ambiente por não serem biodegradáveis e por se concentrarem ao longo das cadeias alimentares.
02) as plantas não sobreviverão, pois a absorção de água pelas folhas será drasticamente reduzida, pelo fato de estarem soterradas.
04) apesar de a água estar turva, os peixes conseguirão filtrá-la através de suas brânquias.
08) os organismos que conseguirem se instalar nos locais afetados, iniciando uma colonização, são chamados de espécies pioneiras.
16) a lama que se misturou às águas do rio dificulta a entrada de luz solar, alterando o pH e impedindo que as algas façam a fotossíntese. Esse processo é conhecido como eutrofização.



Resposta
01 + 08 = 09
« Primeiro ‹ Anterior 1 57 65 66 67 68 69 71 Próximo › Último »