[UFSCar 2008]

A energia do Sol entra na atmosfera sob a forma de ondas de luz, aquecendo a Terra. Parte dessa energia é refletida e volta a irradiar-se no espaço, sob forma de ondas infravermelhas.  Em condições normais, uma parte dessa radiação infravermelha que volta para o espaço é, naturalmente, retida pela atmosfera… O problema que enfrentamos agora é que essa fina camada atmosférica está ficando mais espessa em conseqüência da enorme quantidade de dióxido de carbono e outros gases-estufa produzidos pelo homem, resultando no aquecimento global.
(Al Gore, Uma Verdade Inconveniente, 2006.)

Embora as hipóteses hoje levantadas em relação às causas do efeito estufa não sejam consensuais, podemos dizer que, dentre as atividades humanas que intensificam esse fenômeno, destacam-se

  1. as queimadas, que aumentam a quantidade de CO2 e diminuem a camada de ozônio (O3).
  2. a utilização de combustíveis fósseis e queimadas, que elevam o nível de CO2.
  3. a utilização de combustíveis minerais e queimadas, que diminuem a concentração de oxigênio na atmosfera.
  4. o desmatamento e o uso do CFC, que afetam a quantidade de CO2 na atmosfera.
  5. a utilização de combustíveis fósseis, as queimadas e o uso do CFC, que alteram as proporções de O2 e CO2 na atmosfera.


Resposta
a utilização de combustíveis fósseis e queimadas, que elevam o nível de CO2.

[Enem 2009] A economia moderna depende da disponibilidade de muita energia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indústrias cresceu mais de quatro vezes no período entre 1970 e 2005. Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de usinas geradoras de energia elétrica, diversos fatores devem ser levados em consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e às populações locais.

RICARDO, B.; CAMPANILI, M. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2007 (adaptado).

Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas quedas d’água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região, inclui-se

  1. a poluição da água por metais da usina.
  2. a destruição do habitat de animais terrestres.
  3. o aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera.
  4. o consumo não renovável de toda água que passa pelas turbinas.
  5. o aprofundamento no leito do rio, com a menor deposição de resíduos no trecho de rio anterior à represa.


Resposta
a destruição do habitat de animais terrestres.

[UFSC 2010] O uso doméstico dos recursos hídricos tem preocupado as autoridades ambientais de todo o mundo, tanto no que diz respeito ao desperdício de água quanto à sua conservação.

Um estudo publicado recentemente na Revista Biotemas (www.biotemas.ufsc.br) dá conta de que é possível criar peixes (tilápias) em lagoas de estabilização de efluentes domésticos tratados. Segundo o artigo: “O sistema de criação de peixes melhorou a qualidade do efluente gerado, reduzindo as concentrações de nitrogênio orgânico total e diminuindo os sólidos suspensos. As análises de coliformes fecais, Salmonella sp. e Staphylococcus aureus dos efluentes e da carne dos peixes produzidos ficaram dentro dos padrões exigidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde)”.

A respeito do assunto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01) Quando uma quantidade excessiva de matéria orgânica é lançada nos rios e lagos pode haver um fenômeno biológico conhecido como eutrofização.
02) O nitrogênio, sob qualquer forma que se apresente na natureza, não participa da composição química dos seres vivos.
04) A análise quanto à variação e quantificação de coliformes fecais é um importante indicador do grau de poluição da água por esgotos domésticos.
08) Salmonelas e estafilococos presentes nas águas são bactérias muito comuns, responsáveis pelo fenômeno biológico conhecido como “maré vermelha”.
16) Existem bactérias capazes de fixar o nitrogênio atmosférico e transferi-lo para o solo e para algumas plantas, como o feijão e a soja.
32) A água tratada dos efluentes domésticos das lagoas de estabilização citadas no texto acima, por ser tóxica não pode ser usada para nenhuma finalidade humana.



Resposta
01 + 04 + 16 = 21

[Enem 2011] Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.

BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de

  1. comensalismo.
  2. inquilinismo.
  3. cooperação.
  4. predatismo.
  5. mutualismo.


Resposta
predatismo.

[IFSP 2014] O gráfico abaixo mostra a variação da temperatura global do planeta de 1880 a 2000.

variação da temperatura global

A variação da temperatura global observada no gráfico ao longo de todo o período representado pode ser explicada corretamente

  1. pela substituição da matriz energética baseada em petróleo pela energia eólica.
  2. pelo aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera.
  3. pelo aumento da área florestada no planeta.
  4. pela redução da camada de ozônio.
  5. pela diminuição do efeito estufa.


Resposta
pelo aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera.
« Primeiro ‹ Anterior 1 58 66 67 68 69 70 71 Próximo › Último »