[Enem 2009] Cerca de 1% do lixo urbano é constituído por resíduos sólidos contendo elementos tóxicos. Entre esses elementos estão metais pesados como o cádmio, o chumbo e o mercúrio, componentes de pilhas e baterias, que são perigosos à saúde humana e ao meio ambiente. Quando descartadas em lixos comuns, pilhas e baterias vão para aterros sanitários ou lixões a céu aberto, e o vazamento de seus componentes contamina o solo, os rios e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna. Por serem bioacumulativos e não biodegradáveis, esses metais chegam de forma acumulada aos seres humanos, por meio da cadeia alimentar. A legislação vigente (Resolução CONAMA no 257/1999) regulamenta o destino de pilhas e baterias após seu esgotamento energético e determina aos fabricantes e/ou importadores a quantidade máxima permitida desses metais em cada tipo de pilha/bateria, porém o problema ainda persiste.

Disponível em: http://www.mma.gov.br. Acesso em: 11 jul. 2009 (adaptado).

Uma medida que poderia contribuir para acabar definitivamente com o problema da poluição ambiental por metais pesados relatado no texto seria

  1. deixar de consumir aparelhos elétricos que utilizem pilha ou bateria como fonte de energia.
  2. usar apenas pilhas ou baterias recarregáveis e de vida útil longa e evitar ingerir alimentos contaminados, especialmente peixes.
  3. devolver pilhas e baterias, após o esgotamento da energia armazenada, à rede de assistência técnica especializada para repasse a fabricantes e/ou importadores.
  4. criar nas cidades, especialmente naquelas com mais de 100 mil habitantes, pontos estratégicos de coleta de baterias e pilhas, para posterior repasse a fabricantes e/ou importadores.
  5. exigir que fabricantes invistam em pesquisa para a substituição desses metais tóxicos por substâncias menos nocivas ao homem e ao ambiente, e que não sejam bioacumulativas.


Resposta
exigir que fabricantes invistam em pesquisa para a substituição desses metais tóxicos por substâncias menos nocivas ao homem e ao ambiente, e que não sejam bioacumulativas.

[UFMG 2009] O tratamento de esgoto pode resultar na produção de fertilizantes ricos em nitrogênio e potássio. Para testar, do ponto de vista sanitário, a eficiência de um determinado método de tratamento de esgoto, um pesquisador contou o número de ovos por espécies de helmintos em duas amostras – uma colhida antes do tratamento e outra, depois dele.

Analise, nestes gráficos, os dados obtidos nessa pesquisa:

helmintos após tratamento de esgoto

A partir da análise desses dois gráficos e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que

  1. a produção de fertilizantes favorece a diversidade de espécies de helmintos e a proporção de eclosão de ovos.
  2. a relação entre o número de ovos e o número de espécies de helmintos é menor antes do tratamento do esgoto.
  3. as espécies 1, 4 e 5 podem ser usadas como indicadores de qualidade ambiental, pois são mais tolerantes a altas taxas de matéria orgânica.
  4. as espécies 2, 3 e 6 são vulneráveis ao tratamento do esgoto, o que possibilita o uso de fertilizantes.


Resposta
as espécies 1, 4 e 5 podem ser usadas como indicadores de qualidade ambiental, pois são mais tolerantes a altas taxas de matéria orgânica.

[PUC-Rio 2017] Observe o esquema abaixo.

esquema aquecimento global

Identifica-se, respectivamente, como um processo responsável pelo Aquecimento Global e um processo que contribui para a sua mitigação:

  1. III e I
  2. II e III
  3. IV e I
  4. V e I
  5. III e V


Resposta
V e I

[Enem 2018] Insetos podem apresentar três tipos de desenvolvimento. Um deles, a holometabolia (desenvolvimento completo), é constituído pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto sexualmente maduro, que ocupam diversos hábitats. Os insetos com holometabolia pertencem às ordens mais numerosas em termos de espécies conhecidas.

Esse tipo de desenvolvimento está relacionado a um maior número de espécies em razão da

  1. proteção na fase de pupa, favorecendo a sobrevivência de adultos férteis.
  2. produção de muitos ovos, larvas e pupas, aumentando o número de adultos.
  3. exploração de diferentes nichos, evitando a competição entre as fases da vida.
  4. ingestão de alimentos em todas as fases de vida, garantindo o surgimento do adulto.
  5. utilização do mesmo alimento em todas as fases, otimizando a nutrição do organismo.


Resposta
exploração de diferentes nichos, evitando a competição entre as fases da vida.

[UFMG 2008]  Analise estas figuras, em que estão representadas diferentes densidades de tricomas em folhas das espécies b e II, que são susceptíveis à interação alimentar ilustrada em III:

proteção por tricomas em folhas

A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, IDENTIFIQUE a espécie – I ou II – mais susceptível à interação alimentar ilustrada.

JUSTIFIQUE sua resposta.

Espécie:

Justificativa:

 



 

« Primeiro ‹ Anterior 1 61 69 70 71