[UEM 2015] Sobre a biodiversidade e seus efeitos no território brasileiro, é correto afirmar que

01) quando a capacidade regenerativa de um determinado local é insuficiente, em função do excesso de consumo e da produção de resíduos pelos seres humanos, a biodiversidade é afetada.
02) o uso sustentável da biodiversidade e a biopirataria são temas sempre atuais, que necessitam de ações mais sistemáticas do Poder Público.
04) fragmentos de florestas da Mata Atlântica recobrem trechos de vários estados brasileiros e exercem influência sobre a temperatura, a umidade e as chuvas regionais.
08) as espécies exóticas favorecem a recomposição original do equilíbrio da biodiversidade nas áreas de reserva biológica devido ao seu lento crescimento.
16) a região do semiárido nordestino, que representa um dos hotspots brasileiros, apresenta formações vegetais higrófitas e latifoliadas.



Resposta
01 + 02 + 04 = 07

[Enem 2011] Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.

SORIANO, E. M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje. V. 37, n° 219, 2005 (adaptado).

A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque

  1. os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.
  2. os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.
  3. as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.
  4. as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.
  5. as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.


Resposta
as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

[UEM 2014] Visto que populações de Aedes aegypti têm desenvolvido resistência a inseticidas, tem sido testado um bioinseticida que possui como principal componente Bacillus thuringiensis israelensis. Essa bactéria, inimiga natural de A. aegypti, produz uma toxina que, ao ser ingerida pela larva, causa danos ao intestino do inseto, provocando sua morte. Com base no texto e nos conhecimentos de ecologia, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) A utilização do bioinseticida contribuirá para o aumento da resistência do meio, limitando o potencial biótico da população de A. aegypti.
02) Espera-se que, após o uso do bioinseticida, o índice de crescimento da população de A. aegypti seja menor que 1.
04) As espécies introduzidas em um ambiente contribuem para o aumento da diversidade local e o equilíbrio no controle das densidades populacionais.
08) Considerando a cadeia trófica, os resíduos dos inseticidas químicos terão maior concentração nos indivíduos da população de A. aegypti do que em um sapo.
16) A relação ecológica entre a larva do mosquito Aedes aegypti e a bactéria Bacillus thuringiensis israelensis é chamada inquilinismo.



Resposta
01 + 02 = 03

[Unifesp 2012] Leia o texto.

É uma floresta em pedaços. Segundo estimativas recentes, restam de 11% a 16% de sua cobertura original, a maior parte na forma de fragmentos com menos de 50 hectares de vegetação contínua, cercados de plantações, pastagens e cidades. Há tempos se sabe que essa arquitetura desarticulada dificulta a recuperação da floresta, uma das 10 mais ameaçadas do mundo. Pesquisadores coletaram informações sobre a abundância e a diversidade de anfíbios, aves e pequenos mamíferos em dezenas de trechos no Planalto Ocidental Paulista, as terras em declive que se estendem da Serra do Mar rumo a oeste e ocupam quase a metade do estado. Ao comparar os dados, os pesquisadores observaram quedas dramáticas na biodiversidade dos fragmentos.
(Pesquisa Fapesp, maio de 2011. Adaptado.)

Responda:

a) Qual o nome do bioma brasileiro a que se refere o texto? Cite uma característica deste bioma quanto ao regime hídrico e uma característica relativa aos aspectos da flora.

b) O texto faz referência às terras em declive que se estendem da Serra do Mar rumo a oeste. Rumo a leste, quais são os outros dois ecossistemas terrestres que estão presentes?



[Fuvest 2015] Leia o texto.

A luz aumentou e espalhou-se na campina. Só aí principiou a viagem. Fabiano atentou na mulher e nos filhos, apanhou a espingarda e o saco dos mantimentos, ordenou a marcha com uma interjeição áspera. 

Afastaram-se rápidos, como se alguém os tangesse, e as alpercatas de Fabiano iam quase tocando os calcanhares dos meninos. A lembrança da cachorra Baleia picava-o, intolerável. Não podia livrar-se dela. Os mandacarus e os alastrados vestiam a campina, espinho, só espinho. E Baleia aperreava-o. Precisava fugir daquela vegetação inimiga.
Graciliano Ramos. Vidas secas.

a) Além da presença de espinhos, cite outras duas características da vegetação do bioma em que se passa a história narrada na obra Vidas secas.

b) Considerando a data de publicação da primeira edição do romance Vidas secas (1938) e a região em que se passa seu enredo, caracterize os problemas sociais sugeridos pelo texto.



« Primeiro ‹ Anterior 1 7 8 9 10 11 19 71 Próximo › Último »