[Fuvest 2013]

Piaimã virou o herói de cabeça para baixo. Então Macunaíma fez cócegas com os ramos nas orelhas do gigante (…). Chegaram no hol. Por debaixo da escada tinha uma gaiola de ouro com passarinhos cantadores. E os passarinhos do gigante eram cobras e lagartos.
Mário de Andrade, Macunaíma.

a) Suponha que o gigante Piaimã tenha encontrado os ovos de lagarto e os tenha posto para chocar, pensando que fossem de aves. O exame dos anexos embrionários dos ovos desses dois grupos de animais permite diferenciar se eles são de lagartos ou de passarinhos? Justifique.

b) Considere que a gaiola esteja embaixo da escada em local frio e úmido, e com alimento disponível. Que animais ─ cobras, lagartos ou passarinhos ─ teriam maior dificuldade para sobreviver por período muito longo nessas condições? Justifique.



[Unesp 2015] De férias em um sítio, um estudante de biologia realizou um experimento com ovos de galinha. Na primeira etapa, pesou os ovos assim que foram postos, mantendo alguns deles intactos para que as galinhas os pudessem chocar; dos que restaram, retirou seu conteúdo e pesou somente as cascas. Na segunda etapa, logo após o choco, pesou os pintinhos assim que nasceram e também as cascas de seus ovos recém-eclodidos, obtendo os resultados exibidos nas tabelas.

experimento com ovos de galinha

O estudante ficou intrigado, pois a soma da massa média por pintinho com a massa média da casca do ovo era menor que a massa média de um ovo inteiro.

Sabendo-se que a clara representa cerca de 60% da massa total do ovo, a gema 30% e a casca 10%, os resultados obtidos são os esperados? Justifique sua resposta, explicitando os processos biológicos que levam às massas verificadas ao final do experimento.



[Unicamp 2015] O estudo do desenvolvimento embrionário é importante para se entender a evolução dos animais. Observe as imagens abaixo.

cnidário e tartaruga

  1. O animal A apresenta simetria bilateral e é celomado.
  2. O animal B apresenta simetria radial e é celomado.
  3. O animal A apresenta simetria radial e é acelomado.
  4. O animal B apresenta simetria bilateral e é acelomado.


Resposta
O animal A apresenta simetria radial e é acelomado.

[UEM 2015] Sobre o desenvolvimento embrionário dos animais, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) Nos vertebrados observa-se a seguinte sequência de estágios: ovo, mórula, blástula, gástrula e nêurula.
02) Nos vertebrados, a epiderme deriva do ectoderma e o esqueleto e a musculatura derivam do mesoderma.
04) Ovos oligolécitos, encontrados em artrópodos, contêm grande quantidade de vitelo localizado no polo animal.
08) Nos deuterostômios o blastóporo origina a boca.
16) A gástrula é caracterizada por apresentar dois folhetos germinativos, uma cavidade e uma abertura para o exterior.



Resposta
01 + 02 + 16 = 19

[UEM 2016] Durante a fase do desenvolvimento embrionário humano, ocorre a diferenciação e a especialização de funções das células que formarão os tecidos do indivíduo. Sobre este assunto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) Nos humanos, o primeiro tecido a ser formado no período da gástrula é a mesoderme, que originará a epiderme.
02) Todas as células do organismo se originam a partir da célula ovo ou zigoto e são diferenciadas uma das outras devido à meiose que ocorre no período embrionário.
04) A diferenciação e a especialização de funções gera maior eficiência às células e aos tecidos, entretanto gera também uma interdependência e, desta forma, a necessidade de comunicação entre elas.
08) A pele humana é um exemplo de tecido epitelial de revestimento.
16) A matriz extracelular componente dos tecidos é produzida pelos lisossomos e pelos peroxissomos das células do próprio tecido.



Resposta
04
1 2 3 4 Next › Last »