[Unicamp 2014] Os diagramas abaixo ilustram a frequência percentual de indivíduos com diferentes tamanhos de bico, para duas espécies de tentilhões (gênero Geospiza) encontradas em três ilhas do arquipélago de Galápagos, no oceano Pacífico. As frequências de indivíduos com bicos de diferentes profundidades (indicadas pelas setas) são mostradas para cada espécie, em cada ilha. Sabendo-se que ambas as espécies se alimentam de sementes, indique a interpretação correta para os resultados apresentados.

tentilhões de darwin

Adaptado de Pianka, E.R. Evolutionary Ecology. Harper & Row, Publishers, New York, 397 pp. 1978. Em: http://goose.ycp.edu/~kkleiner/ecology/lectureimages/15finches.jpg.

  1. Trata-se de um exemplo de cooperação entre as duas espécies, que procuram por alimento juntas, quando estão em simpatria.
  2. Trata-se de um exemplo de deslocamento de caracteres resultante de competição entre as duas espécies na situação de simpatria.
  3. Trata-se de um exemplo de predação mútua entre as espécies, levando à exclusão de G. fuliginosa na ilha Daphne, e de G. fortis na ilha Los Hermanos.
  4. Trata-se de um caso de repulsa mútua entre as duas espécies, sendo mais perceptível nas ilhas Daphne e Los Hermanos.


Resposta
Trata-se de um exemplo de deslocamento de caracteres resultante de competição entre as duas espécies na situação de simpatria.

[PUC-Rio 2014] O cladograma abaixo representa as relações filogenéticas dos principais grupos vegetais. A linha inclinada é uma representação do tempo, e os ramos laterais apontam a ocorrência de importantes eventos evolutivos:

 relações filogenéticas dos principais grupos vegetais

No cladograma, os símbolos I, II e III representam, respectivamente, o surgimento de:

  1. vasos condutores, flores e frutos, sementes.
  2. sementes, flores e frutos, vasos condutores.
  3. flores e frutos, vasos condutores, sementes.
  4. vasos condutores, sementes, flores e frutos.
  5. flores e frutos, sementes, vasos condutores.


Resposta
vasos condutores, sementes, flores e frutos.

[Unicamp 2015] Os fósseis são uma evidência de que nosso planeta foi habitado por organismos que já não existem atualmente, mas que apresentam semelhanças com organismos que o habitam hoje.

a) Por que espécies diferentes apresentam semelhanças anatômicas, fisiológicas e bioquímicas?

b) Cite quatro características que todos os seres vivos têm em comum.



[Mackenzie 2016] A respeito do processo de evolução, é correto afirmar que

  1. a reprodução assexuada não apresenta variabilidade genética.
  2. a existência de órgãos análogos em duas espécies é considerada evidência de evolução convergente.
  3. a seleção natural, na teoria darwinista, é a causa da variabilidade genética.
  4. o uso ou desuso de um órgão, na teoria lamarckista, provoca mutações genéticas.
  5. Órgãos homólogos são aqueles que apresentam a mesma função, mas origens diferentes.


Resposta
a existência de órgãos análogos em duas espécies é considerada evidência de evolução convergente.

[UEM 2015] Durante o processo evolutivo, os organismos foram sofrendo adaptações. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01) Para a conquista do meio terrestre pelos vertebrados, duas adaptações importantes foram o surgimento do âmnio e o desenvolvimento de pernas. Essas características surgiram, respectivamente, nos ancestrais dos atuais anfíbios e répteis.
02) As plantas desenvolveram uma estrutura para impermeabilizar as superfícies expostas e um conjunto de células especializadas na condução de líquidos. Isso foi importante para a ocupação do ambiente terrestre.
04) Os organismos unicelulares mais simples, como as bactérias, são tão primitivos que seu núcleo não possui membrana limitante. Por isso são denominados protoctistas.
08) O corpo coberto por uma grossa camada impermeável constituída de queratina, e pulmões eficientes nas trocas aéreas com o ambiente, são adaptações importantes dos répteis para viverem em terra firme.
16) A presença de pelos é uma adaptação evolutiva apresentada pelos mamíferos, oferecendo proteção e contribuindo para a manutenção da temperatura corporal.



Resposta
02 + 08 + 16 = 26
1 2 3 11 28 Next › Last »