[UEM 2016] Leia o texto a seguir.

De origem africana, o vírus Chikungunya (ou VCHIK) chegou recentemente às Américas, incluindo o Brasil. Em nosso país, ele poderá se tornar um caso sério de saúde pública porque pode ser transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, por apresentar um elevado número de vírus no sangue na fase aguda da doença e pela falta de imunidade da população brasileira. O genoma desse vírus é composto de uma molécula de ácido ribonucleico (RNA) de cadeia simples. Assim que invade o citoplasma da célula hospedeira, esse RNA costuma servir de molde para a síntese das proteínas responsáveis pela sua replicação e pela formação do seu envoltório viral. Ao contrário dos retrovírus, como o HIV, ele não produz transcriptase reversa. Além disso, este tipo de vírus costuma apresentar alta taxa de erros em sua replicação, o que aumenta a chance de que algumas de suas variantes se adaptem a novas condições ambientais.

(Adaptado de: <http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2015/325/virus-chikungunya-uma-nova-ameaca>. Acesso em: 31 ago. 2015.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre genética e evolução, responda aos itens a seguir.

a) O esquema a seguir é uma representação simplificada de como a maioria dos organismos vivos da Terra, como bactérias, eucariotos, retrovírus etc., se replicam e expressam a informação genética.

Genética-4507

Reproduza o esquema incluindo as informações referentes à forma de replicação e à expressão gênica dos vírus semelhantes ao Chikungunya.

b) Dentro da teoria evolutiva moderna, de que forma a mutação contribui para o processo evolucionário?



[PUC-Rio 2016] Um pesquisador coletou os seguintes dados sobre a composição de bases nitrogenadas do material genético do vírus ribgrass:

vírus ribgrass

Com base nessa informação, podemos afirmar que o material genético do vírus ribgrass é:

  1. DNA de fita simples.
  2. RNA de fita dupla.
  3. DNA de fita dupla.
  4. RNA de fita simples.
  5. DNA e RNA.


Resposta
RNA de fita simples.

[UFMG 2010]

1. Analise este heredograma de uma família que apresenta xeroderma pigmentoso, uma doença genética rara:

heredograma para  xeroderma pigmentoso

Os indivíduos com essa doença caracterizam-se por extrema sensibilidade à luz solar e, também, por um risco mil vezes maior de desenvolver tumores de pele que uma pessoa normal.

Considerando as informações contidas nesse heredograma e outros conhecimentos sobre o assunto,

A) CITE o provável padrão de herança do xeroderma pigmentoso.

B) CALCULE a probabilidade de o indivíduo V.1 vir a ter xeroderma pigmentoso. (Deixe explicitado seu raciocínio.)

C) Um amigo da família fez o seguinte comentário: “Nessa família, nasce tanta criança doente! Também, é um tal de primo casar com prima…”
Considerando esse comentário, RESPONDA:
Do ponto de visto biológico, tal afirmativa tem fundamento? Sim. Não. JUSTIFIQUE sua resposta.

2. O DNA participa de importantes processos na síntese molecular.

A) Durante a realização de um desses processos, nos indivíduos com xeroderma pigmentoso, a proteína anômala não é capaz de reparar erros, o que resulta em mutações. IDENTIFIQUE esse processo.

B) Indivíduos portadores de xeroderma pigmentoso podem apresentar algumas células em que o DNA normal é, com uma frequência muito alta, substituído pelo DNA mutante.

Analise estas duas representações de fragmentos de DNA:

fragmentos de DNA - doença rara

Considerando as informações contidas nas duas sequências iniciais – DNA normal e DNA mutante – e outros conhecimentos sobre o assunto, IDENTIFIQUE a sequência – I, II ou III – que apresenta um RNA em que o DNA mutante foi usado como molde. JUSTIFIQUE sua resposta.
Sequência:
Justificativa:

3. CITE uma medida a ser adotada por pacientes que apresentam xeroderma pigmentoso, para evitar a formação de tumores devido a mutações.



[PUC-Campinas 2018] André e Mariana pretendem ter dois filhos e procuraram um geneticista pois nas famílias de ambos há indivíduos afetados pela fibrose cística, uma doença de herança autossômica recessiva. Alguns testes mostraram que tanto André como Mariana são portadores de uma cópia do gene com a mutação para a fibrose cística. No caso de duas gestações independentes, a probabilidade de seus filhos apresentarem a doença é de

  1. 100%.
  2. 25%.
  3. 12,5%.
  4. 6,25%.
  5. 0%.


Resposta
6,25%.

[UFMG 2008] 1. Observe esta figura, em que está representado o cromossoma X:

 cromossoma x

A enzima G–6–PD (glicose seis fosfato desidrogenase), presente nas hemácias, está envolvida no metabolismo da glicose. Sabe-se que a deficiência dessa enzima torna a hemácia sensível a certas drogas – por exemplo, algunstipos de analgésicos.

Considerando essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, ARGUMENTE a favor de ou contra cada uma das afirmativas que se seguem.

A) O número de mulheres e de homens que podem desenvolver crises hemolíticas é igual.

B) Indivíduos com o mesmo genótipo mutante para a síntese da enzima G–6–PD podem apresentar fenótipos diferentes.

C) Os genes para o daltonismo e para a síntese de G–6–PD segregam-se independentemente.

2. Analise este quadro:

enzima G6PD

Considerando a figura do cromossoma X apresentada no item 1 desta questão e as informações contidas nesse quadro, RESPONDA:

A) Os genes que determinam os diferentes tipos da enzima G–6–PD são alelos?

☐SIM ☐NÃO

JUSTIFIQUE sua resposta.

B) É possível uma criança com genótipo favorável ao desenvolvimento de crise hemolítica grave ser filha de um casal, em que o homem e a mulher apresentam a variante enzimática B?

☐SIM ☐NÃO
JUSTIFIQUE sua resposta, explicitando seu raciocínio.



 

« Primeiro ‹ Anterior 1 38 46 47 48