[UFMG 2010] O fungo Penicillium, por causar apodrecimento de laranjas, acarreta prejuízos pós-colheita. Nesse caso, o controle biológico pode ser feito utilizando-se a levedura Saccharomycopsis, que mata esse fungo, após perfurar sua parede e absorver seus nutrientes.

É CORRETO afirmar que esse tipo de interação é conhecido como

  1. comensalismo.
  2. mutualismo.
  3. parasitismo.
  4. predatismo.


Resposta
predatismo.

[UEM 2012] Sobre o grupo de organismos conhecido como algas, é correto afirmar que

01) as euglenoides fotossintetizantes apresentam uma estrutura pigmentada, o estigma, capaz de perceber a luz do ambiente e orientar os organismos para a luz.
02) as diatomáceas apresentam parede celular rígida, denominada frústula, que não contém celulose.
04) representantes das algas vermelhas (Rodophyta) são responsáveis pelo fenômeno conhecido como maré vermelha, causada pela multiplicação exagerada dessas algas.
08) duas substâncias economicamente importantes – o ágar e a carragenina – são extraídas das algas verdes.
16) as algas se caracterizam por apresentar reprodução sexuada com alternância de fases haploides e diploides.



Resposta
01 + 02 = 03

[Unicamp 2010] O gráfico abaixo mostra o crescimento da população de uma determinada bactéria in vitro.

crescimento de bactéria in vitro

a) Compare as tendências de crescimento populacional nos períodos A e C. Em qual desses períodos a tendência de crescimento é maior? Dê uma explicação para o fato de essas tendências serem diferentes nesses períodos.

b) O crescimento da população de bactérias ocorre por reprodução assexuada, enquanto em eucariotos ocorre, principalmente, por reprodução sexuada, que permite maior variabilidade genética. Na meiose, além da separação independente dos cromossomos, um outro evento celular constitui importante fonte de variabilidade genética em espécies com reprodução sexuada. Que evento é esse? Explique.



[UFSCar 2012] A prática agrícola de rotação de culturas indica que, ao intercalar a cultura do milho com a cultura de leguminosas, há melhora na qualidade do solo, levando a uma maior produção na próxima safra de milho. Esse aumento produtivo se deve ao fato de que as leguminosas

  1. competem com as plantas invasoras, diminuindo sua existência na área.
  2. possuem raízes que atraem um maior número de anelídeos, o que aumenta a aeração do solo.
  3. fornecem maior quantidade de matéria orgânica ao solo na decomposição de suas partes aéreas.
  4. são mais eficientes na realização da fotossíntese, sendo capazes de fixar maior quantidade de carbono.
  5. possuem, em suas raízes, bactérias fixadoras de nitrogênio, o que leva ao enriquecimento do solo para a próxima cultura.


Resposta
possuem, em suas raízes, bactérias fixadoras de nitrogênio, o que leva ao enriquecimento do solo para a próxima cultura.

[UFPR 2017] Uma cultura de bactérias idênticas, todas contendo apenas uma molécula de DNA, é colocada em um meio de cultura no qual os nucleotídeos são marcados radioativamente. Elas são mantidas nesse meio por dois ciclos de divisão celular; ou seja, cada bactéria terá originado quatro bactérias-filhas. Depois, são mantidas por mais um ciclo de divisão em um meio com nucleotídeo não radioativo. Cada molécula de DNA é formada por duas cadeias polinucleotídicas enroladas helicoidalmente.

a) A partir de uma bactéria dessa colônia, quantas cadeias polinucleotídicas conterão marcação radioativa e quantas cadeias não conterão marcação radioativa ao final dos três ciclos?

b) Explique o motivo de sua resposta no item “a”.



1 2 3 7 Next › Last »