[PUC-Campinas 2012] Algumas espécies de medusas apresentam um ciclo de vida peculiar, em que ocorre alternância de gerações: a fase de medusa, encontrada na coluna d’água, e a de pólipo, geralmente associada ao substrato. As fases de medusa e de pólipo correspondem, respectivamente, a períodos de

  1. diminuir de volume.
  2. aumentar de volume.
  3. gastar energia para manter o turgor.
  4. eliminar água pelos vacúolos pulsáteis.
  5. acumular sódio e potássio.


Resposta
aumentar de volume.

[PUC-Rio 2015] A respeito do ovo amniótico, produzido por répteis (incluindo as aves) e mamíferos, considere as afirmativas a seguir.

I – Permitiu aos amniotas ocupar um número maior de ambientes do que aqueles ocupados pelos anfíbios.
II – Difere do ovo dos anfíbios e peixes apenas pela presença de uma casca calcária.
III – É nomeado em função da presença do âmnio, membrana que circunda o embrião e o envolve em uma cavidade preenchida por fluido.
IV – É considerado uma característica derivada compartilhada nos amniotas.

É correto o que se afirma em:

  1. Somente I, III e IV.
  2. Somente II, III e IV.
  3. Somente III.
  4. Somente I, II e IV.
  5. I, II, III e IV.


Resposta
Somente I, III e IV.

[PUC-Campinas 2016] Os embriões de certos animais, I e II, no interior de ovos com casca, produzem amônia, que é transformada em ácido úrico armazenado em uma estrutura denominada III.

A frase acima estará correta se I, II e III forem, respectivamente, substituídos por

  1. anfíbios, répteis e cório.
  2. anfíbios, répteis e alantoide.
  3. répteis, aves e cório.
  4. répteis, aves e alantoide.
  5. aves, mamíferos e âmnio.


Resposta
répteis, aves e alantoide.

[Unifesp 2015] Ao longo da evolução dos metazoários, verifica-se desde a ausência de um sistema excretor específico até a presença de sistemas excretores complexos, caso dos rins dos mamíferos. As substâncias nitrogenadas excretadas variam segundo o ambiente em que os animais vivem: vários grupos excretam a amônia, que é altamente tóxica para o organismo, enquanto outros eliminam excretas menos tóxicas, como a ureia e o ácido úrico.

a) Correlacione cada tipo de excreta predominante (amônia, ureia ou ácido úrico) com um exemplo de vertebrado que excrete tal substância e o ambiente em que ocorre, se terrestre ou aquático.

b) Cite um grupo animal que não apresenta um sistema excretor específico e explique como se dá a excreção de produtos nitrogenados nessa situação.



[Unicamp 2011] Os anfíbios foram o primeiros vertebrados a habitar o meio terrestre. Provavelmente surgiram de peixes crossopterígeos que eventualmente saíam da água à procura de insetos. Antes de ganharem o meio terrestre, esses ancestrais dos anfíbios passaram por modificações em sua estrutura e em sua fisiologia.

a) Mencione duas modificações importantes nessa transição.

b) Os anfíbios são classifica dos em três ordens: Gymnophiona ou Apoda (cobras cegas), Urodela (salamandras) e Anura (sapos, rãs e pererecas). Mencione uma característica exclusiva de cada uma delas.



« First ‹ Previous 1 2 3 4 12 26 Next › Last »