Dissecação de olho de boi

Esta é uma atividade prática muito simples e que exige poucos materiais. A dissecação permite compreender melhor a anatomia do olho de boi, que é bastante semelhante ao olho humano. A atividade também é ótima para trabalhar o conceito de lentes, então considere planejar a aula prática junto com o professor de Física.

No post sobre anatomia do olho humano (clique aqui) você encontrará um esquema simplificado do olho e uma breve descrição de suas partes: córnea, humor aquoso, esclerótica, íris, cristalino, humor vítreo, retina e nervo óptico. Mas o olho de boi apresenta algumas diferenças:

  • A íris do boi é marrom, enquanto no olho humano a íris pode ser de muitas cores e diferentes tonalidades: azul, verde, cinza, castanho, violeta…
  • A pupila do olho bovino é oval, enquanto no olho humano a pupila é redonda.
  • O olho de boi apresenta um tapete, também chamado de tapetum lucidum. O tapete é uma membrana azul que fica no fundo do olho, por trás da retina. O tapete reflete a luz de volta para a retina, melhorando a visão em condições de pouca luz. O gato é outro exemplo de animal que apresenta tapete, motivo pelo qual seus olhos brilham sob a luz de uma lanterna ou em fotos com flash. O olho humano não apresenta tapete.

 

Referências:

SABA, Marcelo M. & Epiphanio, Ivan Dalla Valle. Abrindo o olho – Dissecando um olho de boi para entender a óptica do olho humano. Física na escola, v. 2, n. 2, 2001.

SOBOTTA, Johannes et al. Sobotta atlas de anatomia humana. 21ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *