CinematecaSugestões de filmes para estudar temas de Biologia

E a vida continua | Filme relata a descoberta da AIDS

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Lançamento: 1993

Duração: 2h 21min

Gênero: Drama

Classificação indicativa: maiores de 14 anos


E a vida continua (título original: And the band played on) é um dos filmes que mais aparece em listas de longas metragens sobre biologia e medicina. É baseado no livro And the band played on: Politics, People and the AIDS Epidemic, publicado em 1987 pelo jornalista Randy Shilts. O escritor faleceu alguns anos depois, vítima da AIDS, na mesma época em que o filme foi lançado.

O filme relata a conturbada história da descoberta da AIDS – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, cujos primeiros casos foram descobertos na década de 80. Mortes aparentemente inexplicáveis começaram a ocorrer, pois os pacientes somente eram diagnosticados com doenças consideradas pouco letais, como pneumocistose e outras infecções oportunistas. Na época verificou-se também que muitos pacientes desenvolviam Sarcoma de Kaposi, um tipo de câncer.

Como os primeiros casos conhecidos de AIDS acometeram homens homossexuais, a doença inicialmente era conhecida como “peste gay” ou “câncer gay”. O filme retrata como o preconceito prejudicou as pesquisas iniciais sobre a doença, pois não havia nenhum interesse público ou político (os EUA estavam sob administração de Ronald Reagan) em fomentar um estudo mais rigoroso.

Pesquisadores do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) se esforçaram para estudar a doença com os poucos recursos de que dispunham. Enquanto a contagem de vítimas da AIDS só fazia crescer, um longo e trabalhoso processo de investigação tentava averiguar os meios de transmissão da doença e seu possível agente etiológico. Novos casos envolvendo um grande número de hemofílicos permitiram provar que a doença também podia ser transmitida por transfusões de sangue e que não afetava exclusivamente a população homossexual.

Paralelamente, dois grupos de pesquisa rivais iniciavam uma corrida para encontrar o agente causador da AIDS, que viria a culminar no isolamento do vírus HIV em 1983. O filme evidencia um lado sujo e perverso da ciência, ao denunciar a falta de ética do Dr. Robert Gallo. Ele teria se apropriado de dados obtidos pela equipe rival (francesa) e provocou uma batalha judicial pela patente do HIV, atrasando os estudos do vírus por um longo período. Em 2008 os pesquisadores franceses Luc Montagnier e Françoise Barré-Sinoussi receberam um Nobel pela descoberta do HIV, enquanto Gallo foi deixado de fora do prêmio.

 


Bibliografia consultada

Nobelprize.org

Wikipedia – And the Band Played On (book)

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *