CinematecaSugestões de filmes para estudar temas de Biologia

Livro: A vida no limite

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A Vida no Limite (capa)

Título: A vida no limite
Autores: Jim Al-Khalili & Johnjoe McFadden
Ano da edição: 2016
Editora: Blucher
"Fenômenos quânticos como a superposição e o tunelamento foram percebidos em muitos fenômenos biológicos, desde o modo como as plantas captam a luz do sol ao modo como todas as nossas células produzem biomoléculas. Até nosso sentido de olfato ou os genes que herdamos de nossos pais podem depender do esquisito mundo quântico. Artigos de pesquisa sobre biologia quântica vêm saindo regularmente nas páginas das revistas científicas mais prestigiadas do mundo; e existe um certo número, pequeno, mas crescente, de cientistas que insistem que aspectos da mecânica quântica realmente têm um papel não trivial e até fundamental no fenômeno da vida, e que esta tem condições inigualáveis de sustentar essas propriedades quânticas esquisitas no limite entre os mundos quântico e clássico.(pág. 38)

O mundo quântico obedece leis que não se aplicam a nossa realidade macroscópica. Dualidade partícula-onda, efeitos fantasmagóricos e outras esquisitices da mecânica quântica parecem só ter lugar num mundo invisível regido por probabilidades. Mas estudos realizados nas últimas décadas têm demonstrado que nosso mundo, governado por leis da mecânica clássica, pode sim sofrer influências do mundo quântico. Mais do que isso, algumas propriedades quânticas podem ser essenciais para o funcionamento dos seres vivos.

O livro “A vida na limite – Como o mundo quântico se comporta quando ninguém está olhando” explica como a quântica possibilita a fotossíntese, a ação de enzimas, o olfato, a geolocalização das aves e, possivelmente, até mesmo o funcionamento de nossos cérebros. Não é uma leitura fácil, mas certamente é fascinante.

Deixar um comentário