Microscópio: como usar, limpar e guardar.

Microscópios ópticos são equipamentos caros, por isso a importância de saber como utilizá-los corretamente e, principalmente, como mantê-los funcionando. É importante explicar aos alunos as regras de conduta no laboratório e a importância da limpeza do equipamento após o uso.

De tempos em tempos é preciso contratar um serviço especializado para fazer uma limpeza mais profunda, lubrificar e, se necessário, corrigir o alinhamento das lentes. A limpeza das partes internas do microscópio só deve ser feita por aqueles que têm treinamento adequado.

Neste post você encontra algumas dicas básicas para o uso do microscópio no dia-a-dia. Se tiver dúvidas com relação aos nomes das partes citadas, consulte este post.

Ligando o microscópio

  1. Retire a capa de proteção, que impede que a poeira se acumule sobre o equipamento.
  2. Ligue o cabo de energia na tomada. Cuidado com a voltagem para não queimar a lâmpada!
  3. Aperte o botão liga/desliga. Se o microscópio foi desligado corretamente, a lâmpada não deve acender neste momento.

Observando uma lâmina

  1. Posicione a lâmina no “carro” ou, se for um modelo de microscópio mais simples, nas “pinças”.
  2. Escolha a lente objetiva mais adequada para observar o material na lâmina. Lembre-se que o aumento total é o resultado da multiplicação do aumento das oculares (geralmente 10X) pelo aumento da objetiva selecionada.
  3. Regule a intensidade luminosa. Alguns microscópios apresentam um botão na base que ajusta a luz da lâmpada. Você também pode controlar a abertura do diafragma e a altura do condensador.
  4. Posicione as oculares de modo que, ao olhar, você consiga enxergar o campo visual com os dois olhos ao mesmo tempo.
  5. Ajuste o foco utilizando os parafusos macrométrico e micrométrico.
  6. Enquanto observa, você pode movimentar a lâmina utilizando o charriot.

Desligando o microscópio

  1. Retire a lâmina que estava sendo observada.
  2. Reduza a intensidade de luz da lâmpada até que ela se apague. Desligue então o botão liga/desliga.
  3. Se utilizou óleo de imersão, limpe a objetiva de 100X com um papel macio e depois com um cotonete embebido em solução de limpeza (50% éter sulfúrico, 50% clorofórmio).
  4. Limpe as oculares com solução de limpeza. Faça movimentos circulares partindo do centro da lente e terminando na borda.
  5. Higienize as demais partes externas do microscópio com álcool etílico. Neste caso não utilize éter ou solução de limpeza pois estas substâncias danificam materiais plásticos e acrílicos.
  6. Desligue o cabo da tomada e cubra o microscópio com a capa.
  7. Se for necessário movimentar o microscópio (para guardar em um armário, por exemplo) segure o braço do microscópio com uma mão e a base do mesmo com a outra mão. Sempre que possível evite movimentar o microscópio.

A ideia aqui foi descomplicar o uso do microscópio para um usuário iniciante. Maiores detalhes podem ser obtidos em manuais técnicos, como este e este.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *